Kurtzman, o gênio.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da revista MAD, em que o mascote Alfred E. Newman aterroriza tudo e todos sem distinção.
Foi através dessa publicação que o cartunista, e na ocasião editor, Harvey Kustzman tornou-se um nome conhecido internacionalmente.
A pedido de Willian Gaines, dono da EC comics, desenvolveu, escreveu e esboçou um novo projeto editorial chamado Tales Calculated to Drive you Mad . A revista foi lançada no ano de 1952 e tinha como proposta o humor intelingente e crítico a cultura norte-americana.
Após ter alavancado as vendas com a mudança do formato comic book para o magazine em p&b, Kurtzman se desentendeu com Gaines e abandonou a Mad nos idos de 1956.
No final da década de 50 se envolveu em várias publicações, editando, desenhando e produzindo. Um dos destaques foi a revista Help!, que parodiava filmes, musicais e cultura pop em geral. O projeto durou de agosto de 1960 a setembro de 1965. 26 edições. Autores como Robert Crumb, Don Edwing, Terry Gilliam e Gilbert Shelton contribuiram e tiveram seus primeiros trabalhos publicados em nível nacional.
Criou também a série em quadrinhos Little Annie Fanny. Paródia da história em quadrinhos Little Orfan Annie conhecida pelos olhos redondos e sem pupila. A história foi publicada entre 1962 e 1988 na revista Playboy americana, e teve breve aparição no Brasil. Recentemente a editora Abril de São Paulo lançou uma ediçaõ em vários volumes de Aninha bonita e gostosa (título em português). Vale a pena conferir.
Harvey Kurtzman, um dos grande gênios dos quadrinhos, faleceu em 1993 deixando seu legado e influência em artistas do mundo todo .

Nenhum comentário: